terça-feira, 29 de junho de 2010

Confiando Em Deus

I Samuel 17: 32-47.
Muitas vezes deixamos as nossas limitações nos abater, porém esquecemos o quanto o Senhor é grande e ilimitado.
O menino Davi estava próximo de enfrentar seu primeiro grand
e problema, mesmo assim não se abateu com sua limitação, no entanto enxergou a grandiosidade do poder de Deus. Ao enfrentar Golias Davi nos deixou um exemplo de confiança no Senhor, enquanto o povo corria e os soldados tremiam Davi só pensava em honrar o nome do Senhor, e assim ele saiu ao encontro de um problema gigante chamado Golias com a sua única e enorme arma, O Senhor.
No versículo 32, Davi diz a Saul para que ninguém desfalece
sse o coração por causa do problema. Existem ocasiões em que o problema está em nossa casa e nossa família acaba sendo atingida, porém assim como Davi teve segurança em dizer para que o povo não desfalecesse, você deve ter a mesma segurança em dizer para que eles confiem no Senhor dando o exemplo da sua confiança no Pai, pois o Salmo 118: 08 diz que é melhor confiar em Deus do que no homem. Se você não for capaz de confiar como eles confiarão?
Vemos no versículo 33 Saul dizendo a Davi que contra o problema ele não poderia ir. Interessante que em alguns momentos de nossa vida ouvimos palavras semelhantes a estas: que não podemos, ou que não conseguimos, ou até mesmo que não somos capazes. O melhor disso tudo é que eles têm mesmo a razão: Não somos capazes; realmente não conseguimos e não podemos fazer nada, mas, como Davi, temos aquele que pode, e muito, a nosso favor. O Apóstolo Paulo diz que não devemos nos gloriar de nossa força, algo que verdadeiramente não temos, porém devemos nos gloriar da nossa fraqueza. Davi como rei de Israel teve uma grande revelação do Senhor dizendo que Ele é o nosso escudo e fortaleza, e é claro que é o Senhor quem nos guarda e nos fortalece. Logo como posso me gloriar de uma coisa que não vem de mim e sim do Senhor? Então quando digo que sou fraco permito que o Pai tome a direção da minha vida e junto com ela os meus problemas.
Lá no versículo 37 o menino responde ao rei que o Senhor o livrara da mão do leão e do urso e que iria livrá-lo das mãos do gigante. Davi sabia que não podia contra Golias, no entanto sabia quem poderia por ele. Existem horas que tentamos resolver tudo com as próprias mãos mesmo sabendo que não podemos. Deixamos de confiar no Senhor para confiar no eu. Assim Deus não pode fazer nada do que poderia fazer e atrapalhamos as suas obras em nossas vidas. Davi sabia como e em quem confiar. Precisamos ter essa revelação todos os dias seja no trabalho, em casa com a família, na faculdade e até mesmo na minha intimidade com o Pai, porque é Ele quem me dá vida, vivo por Ele e a minha vida é dEle.
Quando lemos o versículo 38 e 39 Saul veste Davi com roupas das quais ele nunca tinha usado. Logo depois pede para que tirem aquilo dele por não ter experimentado. Em ocasiões o mundo à nossa volta pede para que tomemos atitudes que o nosso novo homem nunca experimentou e como aquele menino devemos ter a mesma atitude e tirar essas coisas de nossa frente e sermos o que realmente somos: Filhos de Deus é o que somos e assim devemos nos apresentar não somente por palavras, mas com atitudes honrosas de um príncipe. Isso porque somos filhos do Rei e Criador de todas as coisas. Recusando aquela roupa Davi rejeitou ser mentiroso, pois vestido ele iria parecer o que ele não era, um soldado da tropa de Saul. Da mesma forma devemos rejeitar o pecado isso é rejeitar ser quem não somos: pecadores.
No versículo 40 Davi vai ao encontro de Golias para enfrentá-lo, humanamente despreparado, mas no espírito prontíssimo para o combate. Muitos quando se aproximam do seu problema esquecem que Deus lhes dá capacidade para enfrentar os problemas e acabam fugindo, preferem passar pelo o outro lado da rua, viram o rosto para não olharem, passam pela rua de trás, deixam de trabalhar. Os nossos problemas são por conta de alguma decisão errada que tomamos, e por isso temos de assumir o que fizemos e enfrentá-los de frente com responsabilidade. O Senhor Jesus não fugiu do problema que não era dEle, no entanto enfrentou com cabeça erguida aqueles que o julgavam por nossa culpa. Caso não lembrem foi o nosso pecado que o levou até aquela cruz, isso Ele fez por saber que não iríamos conseguir. Apesar disso tudo que o nosso Senhor passou algumas vezes reclamamos de coisas inúteis, murmurando das coisas que Deus permitiu que nos acontecesse, pois isso irá nos trazer crescimento, perseverança, esperança e fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus.
Quando Golias se aproximou de Davi o desprezou, o insultou e o amaldiçoou. Nos versículos 42 ao 45, porém, Davi não se deixou abater por conta destes insultos e nem se amedrontou com a maldição do filisteu. No entanto ele disse ao gigante: “…Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos exércitos…” Não devemos nos abater por causa do que as pessoas falam ou até mesmo nos amedrontar porque alguém nos amaldiçoou. Quem é por você é ninguém mais do que o Senhor dos exércitos e nada nem ninguém pode contra você. Essa é a nossa maior arma, nosso maior escudo. Um escudo serve para que o soldado se proteja dos ataques de seus adversários. Ele se esconde atrás desse instrumento de guerra. Conseguiu entender? Vou simplificar: O Senhor quer que a gente se esconda debaixo das suas asas, quer estar à nossa frente nos conduzindo à vitória.
Do 45 ao 47 Davi age com autoridade de quem realmente é filho do Senhor Altíssimo, com muita firmeza nas suas palavras, coragem frente ao gigante e destreza de um soldado experiente na arte da guerra. O que podemos tirar como lição desses versículos finais é que é o Senhor quem nos capacita frente às dificuldades sejam elas quais forem. Devemos tomar a postura porque até o que falamos não vem de nós, pois tudo o que temos é do Pai e se fazemos algo foi por Ele e para Ele. Davi não enfrentou Golias porque queria se aparecer ou porque foi ungido rei de Israel, mas ele fez isso para honrar o nome do Pai. Entenda que se enfrentamos dificuldades também é para honrar o nome de Deus e para que o nome dEle seja exaltado. Exerça a autoridade que o Senhor te deu nos momentos certos da vida, pois as coisas que Deus nos dá não são para serem lançadas fora ou usadas incorretamente.
SE O GIGANTE SE LEVANTAR, FAÇA COMO DAVI; BOTE ELE PRA CAIR.
Que o Pai continue lhes abençoando e fazendo de vocês homens e mulheres valentes que não têm medo de enfrentar seus problemas. E não esqueça que é Ele quem lhes capacita. Amém.
23/11/09.

2 comentários:

  1. Muito boa a sua Palavra... acho que alguém falou sobre isso no meu grupo caseiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá, vocês no blog também!!!

    Vamos fazer uma parceria, cria o link para o meu que eu crio para o de vcs.

    Um abraço.

    Tainara

    ResponderExcluir