terça-feira, 29 de junho de 2010

Igreja e Videira

Muitas pessoas tem falado e escrito muitas verdades a respeito da igreja. Mas o que disse Jesus? Quero lembrar uma figura excelente que Jesus usou para descrever a igreja:
Igreja é Videira
Jesus disse quem Ele é e quem somos nós em João 15.
Ele é a videira verdadeira e nós somos seus galhos. Essa figura é maravilhosa. Ela reafirma o sentido de cabeça e corpo, de unidade entre cristo e a igreja, o noivo e a noiva.
A igreja e Jesus - um só!
Jesus é o tronco e a raiz. A ele cabe a estrutura e o alimento. A igreja são os galhos. A ela cabe o crescer e o multiplicar. Jesus é o eixo de cada um de nós. Ele é a estrutura que nos alimenta com a vida de Deus e nos mantém firmados nEle. Enquanto estamos presos a Cristo, temos vida e beleza; temos seu DNA. Pelo nosso fruto o mundo conhece a Árvore. Espalhamos sua influência como galhos que se espalham em todas as dimensões formando a copa de uma árvore. Assim, crescemos e espalhamos a beleza de Cristo e do Seu Reino por todos os lugares em nossa volta. A árvore completa trabalha numa só intenção: dar fruto. Quando os galhos concordam com a árvore e se mantém fiéis à sua identidade, dão muito fruto. Quando permanecemos em Cristo, lembrando de quem somos, não pecamos, não gostamos de enxertos nem de ervas daninhas. O agricultor vê nossa rejeição a essas coisas e nos limpa para darmos ainda mais fruto. Que bela essa imagem. Somos, com Jesus, uma grande árvore que cresce e espalha a glória do pai por toda a terra. Somos partes integrantes do próprio Cristo. A seiva do Espírito corre dentro de nós. Ela é poderosa para cumprir o propósito de nos dar o que Cristo conquistou para nós. A raiz sugou o que há de melhor e nos enviou pela seiva. Jesus, na cruz e no trono se pôs onde e quando o Pai quis e desse lugar, providenciou o melhor para nós. Todos os recursos estão disponíveis. A verdade, o pagamento da dívida e a vitória sobre todos os inimigos de Deus estão disponíveis para nós. Por isso, os galhos ligados a Cristo podem e devem dar fruto!
Jesus e a igreja são, aos nossos olhos, uma árvore em formação. Aos olhos do Pai, entretanto, já é uma realidade. O Pai já nos viu como um só. Como marido e mulher, como cabeça e corpo, como videira e ramos. Nós também precisamos nos ver assim! Somos guiados pelo que vemos e não pelo que ouvimos. Nossos olhos nos levam para o ponto que olhamos. Tanto sim, que Jesus disse que se nossos olhos forem bons todo nosso corpo será bom. Quando você olha a igreja, como a vê? Veja como uma unidade perfeita entre Jesus e os homens escolhidos pelo Pai e enxertados, por Ele, na Videira Verdadeira. Jesus é a Videira e os apóstolos os ramos enxertados nEle.
Quando você olha o mundo, o quê vê? Imagine como uma árvore vê o lugar onde ela está plantada. Ela vê todo solo como um lugar pronto para colocar uma nova semente. Lembre-se que a árvore deixa cair seu fruto e não sua semente. O fruto cai no solo com uma grande quantidade de alimento para nutrir o embrião que se formará. Creio que essa foi a estratégia de Deus para fazer a igreja crescer. Deus, à partir dos primeiros ramos (os apóstolos), plantou pessoas bem alimentadas em todo tipo de solo bom. Elas passaram por uma experiência como a de Jesus. Como o grão de trigo que, morrendo, não ficou só, mas gerou muitos pés de trigo, Deus fez os frutos dos apóstolos, se tornarem árvores frutíferas. Creio que Deus não mudou de estratégia. Deus envia pessoas para plantarem igrejas, como novas unidades de uma vinha, onde cada videira filha permanece ligada à videira verdadeira. Assim, na imagem que vejo da igreja, Jesus é a grande, principal e única videira verdadeira. Cada igreja, que cresce nos solos da terra é uma representação local e visível da Árvore da Vida que é o próprio Jesus. É como se fosse uma videira de muitas videiras.
Imagine que você plantou uma videira com sementes de uma única uva.



Ela cresceu e deu muitas uvas com o mesmo DNA das sementes da planta mãe.


Essas uvas caíram no solo e suas sementes germinaram.


Muitas videiras nasceram, mas quando você olha à distância, vê uma só árvore.


Creio que a igreja cresce assim. Uma Videira que produziu muitos frutos (Jesus), espalhou sua imagem e seu sabor por toda a terra através de vides que ela gerou.
Você se lembra de quem você é fruto? Com certeza você identifica alguém que pregou o evangelho e cuidou de você. Todos fomos gerados à partir de um galho frutífero. Graças a Deus por eles, mas na verdade, todos somos frutos de Cristo. Ele nos gerou e quando maduros, Ele nos designou para irmos e darmos muito fruto. Frutificar então, não é opção, é nossa identidade. O que queremos de nossa vida? Devemos querer apenas gerar frutos da videira a qual estamos maravilhosamente presos. Não apenas nascemos, fomos plantados. Nascer pode dar idéia de acaso. Não houve acaso a respeito de quem somos e de onde estamos. Fomos plantados em nossa família, em nossa rua, em nosso trabalho, em nossa cidade, em nosso país, nesta terra. A Videira lançou seu fruto onde quis, a semente foi plantada no lugar certo. Você é produto de um planejamento divino para conquistar os homens de toda a terra. Você é produto dos maravilhosos e poderosos pensamentos de Deus. Ele teve pensamentos de Paz e gerou você. Você é pacificador, reconciliador, embaixador para levar Paz aos homens em guerra. Onde houver um coração em guerra, um homem em conflito, uma mulher perdida, uma criança abandonada, há um pensamento de Deus a respeito dessas pessoas e o nome desse pensamento é o seu nome. Onde houver um solo bom para ser plantado, há uma semente designada para nascer lá. Portanto, ide, fazei discípulos, plantai sementes, em todas as nações. Plante, regue e veja o Pai dar crescimento a Sua Grande e Frutífera Vinha! Façamos isso logo, pois o dono da vinha, que nos contratou como seus trabalhadores, está chegando (Mt. 10:1-16)!


Tony Felicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário